terça-feira, 3 de maio de 2016

Guia do Usado - Gol Bolinha + G3/G4

O texto de hoje é um complemento a esta família tão popular no mercado de usados. Já falei sobre os quadrados (de 1981 a 1995), já falei sobre a perua, e hoje é o dia de falar um pouco sobre a geração de 1995 a 2013 do carro mais vendido da história da indústria nacional. Tive um bom contato com a versão Bolinha e tive muitos amigos e familiares que tiveram os G3 e G4. Alguns pontos positivos e negativos devem ser citados e exaltados. É o Gol mesmo.


Já tenho que começar dizendo o que toda revista de carro diz, o Gol está hoje na realidade em sua 3ª geração. Sendo a primeira a quadrada, a segunda dos bola até o G4 e a terceira o Novo Gol de 2009 em diante. Explica-se isso o fato de que geração se conhece pela mudança de plataforma, o que só aconteceu nos momentos citados, os demais tratam-se de reestilizações. Portanto, o texto que segue fala sobre a 2ª geração do Gol.

Lançado com um verdadeiro estardalhaço no mercado em 1994, o Gol bolinha veio para brigar com a novidade da GM na época, um tal de Corsa. Continuou no mesmo ritmo de mercado que já tinha antes, ou seja, campeão de vendas. Nem o Palio, lançado em 1996 chegou a intimida-lo. Em 1999 o lançamento do (nome comercial) G3 deu outra virada na sua carreira. Naquela época, além de ser um carro barato e popular, suas versões mais potentes brigavam com categorias superiores. Reestilizado novamente em 2006, essa plataforma deu adeus em 2013.


O Gol perdeu o posto de mais vendido (no ano) em 2014 para o Palio, mas a questão é que o Palio somava vendas da versão Fire com as versões mais caras, coisa que o Gol deixou de fazer em 2013. Vê-se que era só um jogo de palavras, tanto que em 2015 o Onix já assumia o trono. A era do Gol para frotas chegou ao fim e seu apelo de vendas também, ainda mais depois do lançamento do UP como carro mais barato da marca e cheio de pequenas tecnologias.

Mas voltando a questão do usado. O Gol sempre será um carro bom de mercado, tanto que hoje ele é o campeão de vendas entre os "não-novos". Mesmo que seja uma versão pelada, as pessoas prestarão atenção pois ele tem boa fama. Manutenção barata, robustez e confiabilidade são conhecidas dos brasileiros há mais de 30 anos. Os únicos cuidados que eu recomendo fortemente é manter sempre um padrão de revisão mecânica.


Os motores 1.0 16v, na minha opinião, não prestam. Alguns podem até defender, mas eu mexo muito com mercado de usados, e por experiência digo que esses motores não são bons. Já os 1.0 8v e qualquer outra cilindrada, principalmente nos motores AP, pode ir com fé! Eu sempre digo que o Gol não é um carro que não dá manutenção, ele até visita bastante a oficina depois de certa km nas costas, mas é tudo muito simples e barato.

Já faz tempo que eu digo que o mercado mudou, que ninguém mais quer carro básico e que ar e direção já deixaram de ser luxo. No caso do Gol, é difícil achar bons acessórios nos bolinha, salvo nas versões GLS e GTi, mas aí é difícil achar o carro inteiro. Você achará Gol em boas condições a partir de 7 mil reais (1995 a 2005 special), cerca de 10 mil nos 1999 a 2005 e os 2006 encontram-se partindo de 15 mil. Pense sempre em quatro portas e pesquise que dá pra achar Gol completo.


Respeitando cada padrão, a galeria traz três versões especiais para fãs do pequeno Vw. O Gol GTi 1995 (sim, aquele com o calombo no capô), o 1.0 Turbo de 112cv e o 1.6 Rallye (Top de Linha dessa última leva). E no vídeo, uma da nova fase de Slash, a lenda incansável!

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