Sempre gostei de comparar a vida ao ambiente corporativo. A vida financeira de uma pessoa é exatamente como a vida financeira de uma empresa, a grande diferença é que na sua vida você está sozinho e é 100% responsável pelo que quer e como vai conseguir.
Se pensarmos bem, podemos comparar a palavra ação (a menor parte de uma empresa, que é negociada na bolsa de valores), com as ações da nossa vida. Nossa decisões, nossas atitudes, nossas preferências e particularidades.
O que leva uma empresa a abrir seu capital e entrar no mercado de ações? Na maioria das vezes é porque essa empresa está indo bem e quer dar um salto; emitindo ações, arrecadando investimentos e crescendo como empresa. Uma pessoa não é diferente disso, um profissional que está pronto para crescer precisa saber vender suas ideias, seus projetos, suas... ações. Com isso irá ganhar visibilidade, confiança e sua carreira irá a outro patamar.
O que leva uma pessoa a querer comprar ações de uma empresa? Normalmente é uma empresa que está se destacando no mercado, seja por produtos inovadores ou por uma postura que agrada um determinado setor, postura solidária por exemplo. Nós, simples mortais, também vivemos isso. As atitudes de uma pessoa mostram para o mundo a sua volta se essa pessoa é confiável e vale a aposta. Sim, pois seja no mercado de ações ou na vida real, fazer escolhas é uma aposta. Umas mais seguras e outra menos, mas todas são apostas.
O que leva uma empresa a perder valor? Muitas vezes uma decisão mal tomada, ou uma queda na qualidade; isso faz com que as pessoas até vendam suas ações, queiram se desfazer. Com as pessoas acontece a mesma coisa. Às vezes fazemos algo de que não nos orgulhamos, e somos obrigados a arcar com as consequências. Por mais clichê que pareça, uma vida inteira de boas ações corre total risco diante de uma única atitude mal vista por muitos.
Há algumas outras boas formas de comparar. Por exemplo, a fusão de duas empresas com o casamento. Em ambos os casos cria-se uma nova instituição que passa a responder sempre pelo coletivo, não há mais eu ou ela, há sempre o casal e todas as decisões devem ser tomadas nesta perspectiva.
Diga-me com quem andas que te direis quem é. Empresas que se associam a outras que não possuem boa fama passam a gerar desconfiança. Pessoas que se relacionam com indivíduos não confiáveis, tendem a gerar suspeita por parte do grupo que os observa.
O mercado de ações reage a cada lance, assim como cada ação individual tem um peso, uma cotação.
No ensaio da semana, clássicos sem valor de mercado, belas imagens para quem gosta de carros!
No top list, resolvi fazer algo diferente, para quem não tem tanta intimidade com o bom rock n' roll, ai vai uma dica de um cara que não é notadamente Rock! Mas tem algumas músicas muito boas e é capaz de entreter bem as pessoas que querem se inteirar pelo assunto.
Cake: 1 - I Will Survive; 2 - Never There; 3 - Comfort Eagle; 4 - Short Skirt; 5 - Arco Arena.
Uma das versões mais estilosas de "I Will Survive".
Muito obrigado e um grande abraço!
Nenhum comentário:
Postar um comentário