quarta-feira, 27 de novembro de 2019

O Poder das Pessoas!

Lá venho eu, depois de quase 6 meses sem nada escrever, aparece aquela ponta de inspiração para registrar, mais uma vez, sem grandes expectativas, aquilo que me rodeia, da forma como eu vejo, mas que de repente pode ser útil para mais alguém, em algum lugar, em algum dia.


Nesses meses tive que ouvir coisas que não são agradáveis. O embate de mentalidades, de meios de fazer, de estado de espírito, é algo muito difícil quando se depende de outras pessoas simplesmente para começar e terminar um único dia de trabalho. Querem saber o que ouvi? Bom, coisas do tipo "ele não gosta de você" ou "ele tem raiva de você".

A primeira coisa que deve vir a sua mente é se perguntar o que foi que eu fiz de errado. Pois é, normalmente somos assim, damos razão à voz que mais ouvimos, ou o que é pior, damos razão àquela que fala mais alto. O que foi que eu fiz de errado? Infelizmente nem eu ainda sei. Tenho algumas teorias, mas o objetivo desse texto não é esse.


A questão é que odiar alguém é um sentimento que pode trazer, e com certeza trará, mais consequências para quem o sente. Sim, o fato de gastar suas energias não gostando de alguém significa que você deixou parte do seu ser em algo que não lhe agregará nada. E já passamos da fase de entender que sabedoria e experiência a gente coleta todos os dias.

Pessoas arrogantes podem mudar o mundo. Elas podem, com demasiada facilidade, tornar o dia de todos mais amargo. Se eu fosse assim tão bom, o mínimo que eu faria seria disseminar esse meu vasto conhecimento para facilitar a vida de todos, principalmente da minha. Bom, essas coisas só tendo sido professor voluntário e adorando o que fazia é que aprendi. Talvez não os tenham ensinado a humildade de ser uma boa pessoa.


Mas só foi tudo tão difícil? Não! Muito pelo contrário. Justamente por isso me bateu a inspiração de estar de volta a essas linhas. As pessoas que realmente importavam, aquelas que avaliaram meu desenvolvimento e desempenho ao longo desses meses disseram coisas do tipo: "você está acima do esperado" e "não tenho dúvidas de que em pouco tempo você estará dominando a atividade".

Agora o dilema é meu. Em quem devo acreditar? Mas talvez esse não seja tão difícil de decifrar. Naquilo que você está sendo reconhecido, não amoleça, não se folgue, dê o seu melhor e continue evoluindo. E naquilo que você não está bem, reflita sobre a tua forma de agir, sobre onde a tua ação pode influenciar na percepção dos outros, e reconheça onde pode e deve melhorar.


E nunca se esqueça, ninguém, jamais, agradou a todos. As pessoas tem mais problemas internos que não conseguem resolver do que sua própria capacidade de viver em sociedade. O poder está em suas mãos. O poder de tornar o dia de todos mais leve e agradável, ou o poder de atrapalhar o mundo em que você vive. Faça a sua escolha e seja você mesmo!

As imagens de hoje são o cotidiano desses meses que se passaram. As margens do Lago Paranoá, a famosa Esplanada dos Ministérios e uma típica rua residencial onde passo todos os dias. E o vídeo, bom, é uma banda que esteve recentemente em Curitiba e eu não vi pois estava em Brasília.


sábado, 8 de junho de 2019

Se ainda não é hora de colher é porque pode ser de plantar.

Na última sexta tive um daqueles dias difíceis, mas que me fez lembrar outros dias. Quando você chega cedo, acha que está tudo correndo bem, acha que está começando a entender, que está fazendo o que se espera de você, mas de repente um programa não roda, você deixa de prestar atenção em um número e tudo sai do controle, o dia acaba muitas horas extras depois e a sensação é de fracasso.

Eu estou descrevendo o ontem, mas poderia estar descrevendo algum momento de 2016, ou poderia estar descrevendo algum dia de trabalho típico de 2010. De banco em banco eu já tenho quase 15 anos nesse ramo, e se tem uma coisa que eu posso garantir é que eu enxergo de maneira inquestionável uma carreira em construção.


Cada nova área, cada novo banco, cada nova equipe representa um começo de novos degraus, cujos primeiros parecem ser gigantescos. Eu chego e fico olhando, perdido, sem entender nada do que está acontecendo, muitas vezes sem uma ajuda humana adequada, pois você é novo num lugar de pessoas que estão vivendo cada um a sua carreira, e você não tem ideia de que momento elas estão.

Algumas novas fases são bem mais difíceis que outras, talvez porque em certos momentos o que se espera de você é muito mais do que você era até o ano passado. Ou então porque você se preparava para ser um alguém, e de repente a vida disse que você deveria ser outro, numa nova cidade, num novo mundo, com um fardo que só você saberá qual é.


Olho ao redor, não vejo ninguém, pego meu hatchback prateado, meu único amigo nessa jornada que às vezes parece insuportável, mas que do nada tantos meses já se passaram. Pego um avião, vou ali, milhares de quilômetros ao sul, pois ali está a minha verdadeira paz. Sorrisos sinceros, conforto e amor que me fazem erguer de novo a cabeça e enfrentar esse mar estranhezas.

Eu não sei pra onde essa tal carreira vai me levar, mas eu sei que tenho que continuar a ser quem eu sempre fui, me dedicar no ritmo e intensidade que eu sempre me dediquei, esperar o tempo certo de certas coisas, olhar os detalhes de novo, repensar, me adaptar, e seguir no meu caminho. Eu vou fazer isso e não importa o resultado, o que importa é a jornada.


Talvez eu seja um cara estranho, eu costumo falar com as pessoas, eu fico feliz de verdade pelas conquistas dos outros. Eu também desaprovo mentalmente algumas atitudes dos meus amigos, ninguém é perfeito, muito menos eu. Mas acima de tudo eu sei, que não se colhem vitórias todos os dias, é preciso trabalhar muito para obter as conquistas, pelo menos comigo sempre foi assim.

E sei também que num histórico vasto de grandes celebrações, eu sou diferente, porque não preciso dizer num grupo de whatsapp qualquer que estou na disney. Colegas de curso, de área, de ocasiões, não precisam da sua arrogância que no fundo é só uma atitude de desespero de quem não tem com quem compartilhar as coisas boas. Talvez porque gente assim nunca deu valor às conquistas dos outros.


Faça seus planos em silêncio, pois alterações sempre serão necessárias. Compartilhe suas conquistas com as pessoas certas, pois alguns amigos ficarão felizes e outros com uma ponta de inveja. Mas se você o fizer com as pessoas erradas você terá maior parcela de inveja e uma quantia perigosa de energias ruins de pessoas que não tem força para lutar e querem nivelar o mundo por baixo.

Fatos em fotos, primeiro o meu amigo, o hatchback prateado. Depois o meu lendário hatch prateado de quando comecei essa carreira, por fim o meu hatch preferido, que poderia ser até um SUV, mas que é simples assim porque não precisava ser melhor que isso. Então o negócio é respirar fundo, ver de novo alguns detalhes e seguir no caminho certo! E o vídeo, é uma pequena homenagem a ela, que me faz sentir renovado!

sexta-feira, 10 de maio de 2019

Quem é você?

Sabe quando você tem a sensação de que as coisas não dão certo, ou então que as coisas estão mais difíceis do que você imaginava? Sabe quando você cai, você perde, e fica se martirizando por horas, dias, meses? Eu acho muito improvável que você nunca tenha passado por nada assim.

Mas e daí, por que você precisa ler isso ou o que o texto de hoje trás de novo? Eu nunca fui famoso, nem realmente famoso e muito menos virtualmente famoso, mas já tive fases e fases nesse mundo do Rápidas, e entre essas fases, o reconhecimento importantíssimo de pessoas que me motivaram a seguir e continuar escrevendo.

Não importa o tamanho da dificuldade do momento que você está passando, além de sempre ter alguém passando por algo pior, sempre haverão pessoas que acharão que você está apenas se fazendo de vítima, quando não tem motivos para reclamar. Pois bem, no fundo todos podem ter razão, de alguma forma precisamos ser mais fortes e reconhecer que as pessoas não se importam.


Notícias ruins, surpresas desagradáveis, ou horas a fio de um silêncio ensurdecedor, cada um sabe a dor que carrega e o quanto gostaria de sair berrando sobre isso. Para depois não ser levado a sério ou ainda ver tudo inverter e você perder a razão, mais uma vez.

Não leve a mal, não me leve a mal, mas a verdade é que eu sempre admirei as pessoas que parecem populares, felizes, influenciadoras, formadores de opinião. Mas será mesmo que o mundo é feito de uns contra os outros? Ninguém tem nada a ver com a tua felicidade, e você sabe qual ela é, quando ela acontece, independente se o mundo sabe ou não.


Às vezes precisamos nos recolher no nosso mundo, ou até diria sub-mundo, para curtir todo o poder uma uma depressão criativa. Mas isso não significa que amanhã você tenha que sair tendo ideias que vão mudar o mundo, vai ficar rico e famoso e esfregar na cara dos "inimigos" todo o seu sucesso. Se você luta por isso, está lutando errado.

Você precisa brigar por paz interior, pelo bem daqueles que você ama, para que seus esforços sejam reconhecidos no olhar de quem realmente importa e você possa retribuir toda a confiança que depositam em você. Você pode até não saber, mas com certeza você é a luz na vida de alguém. Tem alguém lembrando de você agora, que quer que você esteja bem.


Quando paro pra pensar em tudo que acontece, mais eu percebo que as coisas tem mesmo uma razão. Se eu soubesse antes, o que sei agora, provavelmente faria tudo de novo. Amanhã vou sorrir, hoje vou sorrir, assim como ontem, semana passada, mês passado, ano passado, tinha todos os motivos para sorrir e enfrentar as dificuldades na certeza de que é assim mesmo...

As lembranças são como combustível para a alma, quando a gente se lembra dos nossos grandes momentos, tem mais forças para querer conquistar mais e mais... Como cada pôr-do-sol e cada show de Rock!



terça-feira, 9 de abril de 2019

E as águas de março já passaram...

Cresça, independente do que aconteça... E esse tal de 2019 veio trazendo muita coisa, para muita gente, capaz de mudar muitas vidas, em pouco tempo. Há coisas que nunca mais serão iguais, há pessoas que nunca mais, e como se não bastasse, a chuva forte ainda é capaz de virar tudo do avesso e te provar que você é só uma peça. Frágil, simples e não eterna...


Andei só, pela noite... E vi um mundo diferente, digno de esperanças renovadas e ao mesmo tempo de desafios nunca antes pensados. Pra que você repense se faz sentido ficar inclinando-se ao lados quando na verdade aquele velho comando delta está rindo às suas custas e manipulando suas fraquezas sem que você perceba, pois o mundo mudou e quem fala mais alto é mais ouvido.

São as quedas que ajudam a conservar o nosso amor, e pensar no nosso futuro... Há coisas nessa vida que são irremediáveis, e acredite, em 99% dos casos poderia ser pior. Levante a cabeça, olhe pra frente, enxergue em meio à névoa que é tão comum naqueles momentos de angústia e nunca desista, acredite na vida.


Cuidado com as palavras que profere, pois mesmo que você julgue que saiba o que está acontecendo, mesmo que você tenha certeza que irá ajudar, você não sabe tudo. E na maioria das vezes não sabe nada sobre o outro a quem você quer demonstrar sua razão, e não raro a sua superioridade. Você tem dois olhos, dois ouvidos, e uma só boca, não pode ser à toa.

Nada é por acaso e tudo acontece por alguma razão. Mas não adianta nem toda a sua dose de otimismo, nem todo o mal vêm para o bem. Há males que são impossíveis de acreditar que possam ter algo de bom. E para esses só há um alicerce, aquele que mais te exige força na hora em que nada mais faz sentido, é apenas pela Fé que você vai seguir em frente.


Use a inteligencia agora, saiba quem te adora e quem quer te ver partir... Infelizmente vivemos num tempo onde muitas pessoas perderam o senso do discernimento entre o bem e o mal, entre a amizade e o tirar vantagem, entre a aproximação por puro interesse ou por admiração. Olhe pros dois lados, antes de tirar conclusões precipitadas. Olhe pra dentro de si, procure não se arrepender. 

E hoje eu descaradamente roubei um monte de frases feitas e trechos de músicas, mas espero que me perdoem, pois tudo tinha um sentido. Há muitos anos atrás eu fazia "sucesso" escrevendo assim, e achei que poderia ser a hora de relembrar. Tentando achar os lados bons a gente reflete um pouco segue em frente, toca o barco, planeja os próximos passos, por quem a gente ama, de perto ou de longe!


E no fim das contas não tinha foto que fizesse sentido, mas isso aqui ainda é o Rápidas, então o ensaio trás alguns carros que representam recomeços, novos momentos e novas energias. Então é isso, meu muito obrigado a quem chegou até aqui e aquele grande abraço!

quinta-feira, 7 de março de 2019

Pequenas Metas, Pequenas Vitórias

É notável que vivemos um momento onde tudo vira uma postagem. Podemos saber tudo sobre a vida de uma pessoa, apenas acompanhando suas redes sociais. Ou devo dizer, podemos saber aquilo que as pessoas querem que pensemos delas. Há quem publique só momentos felizes, há quem pareça estar sempre deprimido, há quem gosta de parecer o grande alfinetador e há os raros que nunca dão as caras.


Confesso que eu também gosto de postar, na verdade eu passo os dias entre as viagens que faço com a minha família, só pensando nas próximas viagens e revivendo as anteriores através dos famosos #tbt. Que aliás, é bom lembrar que originalmente deveriam ser às quintas-feiras, já que significa o throwback thursday. Só parametrizando.

Mas o que fazer no resto do tempo? O que fazer se todos foram viajar no carnaval e você ficou em casa? Bom, primeiro eu vou ter que dizer que aquela foto da tela da netflix é meio deprimente e todos sabem que você colocou ela lá para chamar atenção. Cada um faz o que quer, eu mesmo adoro colocar foto de um hotwheels de vez em quando, mas não sejamos apelativos meu povo.


E não são só o grandes fatos que importam, às vezes a vida precisa de pequenas metas, pequenos objetivos de curto prazo que você pode, e deve, comemorar quando atingi-los. Faz tempo que você queria acordar cedo e ir no parque correr, pois bem, conquiste esse objetivo, desfrute desse momento, e publique se quiser.

Todos sabem que eu sou Louco por Carros, as fotos são uma prova disso, então quando eu fecho um negócio, quando dou mais um passo na restauração do meu diamante, ou simplesmente quando ele não me dá problema, já é motivo de alegria. Lembro de um amigo que me perguntou se um dia eu teria um carro para chamar de meu e na época eu respondi só se fosse um Omega com tais características. Pois bem, agora aguente.


Grandes eventos são ótimos! Viagens fantásticas, conquistas profissionais, conquistas pessoais. Mas a vida não é feita de momentos 100% magníficos. Tem todo um dia a dia que precisamos aprender a amar e aproveitar, se não, corremos sérios riscos de entrar numa pequena deprê que pode ir longe. Algumas pessoas gostam de escrever para se livrar dos maus pensamentos. Alguns o fazem no Facebook, eu como gosto de um texto bem maior (sim, maior que o textão!), eu faço aqui, no meu espaço de anos e anos, que vai vir ver quem quiser.

Se as pessoas soubessem pelo que eu já passei... Essa frase foi dita num almoço de dia de semana em tom de pura brincadeira, mas até hoje paro e reflito no tudo que ela significa. Realmente, se todos soubessem, talvez jamais tirariam tantas conclusões precipitadas. Mas quem sou eu pra dizer isso se não sei o que você passou? Só sei daquilo que você postou, que era aquilo que você queria que os outros vissem de você.


Seja você, do jeito que quiser, com seus medos e revoltas. Faça aquilo que puder fazer, só cuidado com as pessoas que você magoa pelo caminho. Seja coerente com seus discursos, se não seras uma pessoa vazia. Seja feliz, não só nos grandes momentos, mas sim nas pequenas conquistas do dia a dia. Em cada bom dia...

Bom, hoje deu vontade de encher de fotos das minhas pequenas conquistas. Minha dupla de Chevrolet. O primeiro, meu Omega Diamond 3.0 1994 e o Dourado, meu Omega CD Automático 1995. Não que seja só isso, só Deus sabe o que eu tenho tido pra agradecer, assim como algumas coisas para repensar, mas hoje era isso que eu queria escrever e "postar".

É igual o vídeo, parece até uma música meio boba não é mesmo? Mas ela é carregada de boas lembranças, como um momento fresco na memória que vêm toda vez que a ouço. E faz parte das coisas que passei...



segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Do Sonho para a Realidade!

Faz mais de seis meses desde a última vez que postei um texto novo aqui, e hoje quero falar um pouco sobre o que aconteceu antes daquela última postagem, e como foram os meses que se passaram nesse silêncio...


Sei que com as tendências de hoje em dia, os youtubers e canais espalhados por aí, principalmente os que ganham dinheiro falando besteiras, meus textos de Economia, Finanças Pessoais, Música, Carros, Assessoria em Automóveis, tudo isso possui cada vez menos público, menos interessados, um número muito limitado de leitores. Mas como sempre fiz questão de dizer, se ao menos uma pessoa ler e achar o conteúdo interessante, já terá valido a pena todo o tempo dedicado na escrita.

Pois bem, em meados de maio do ano passado, eu estava há cerca de três meses, então desde fevereiro, planejando uma Rifa para sortear um dos meus carros. Todos me conhecem, todos sabem que eu sou louco por carros, todos sabem que tenho ideias malucas e todos sabem que eu gosto de fazer planos e projetos. Pois bem, resolvi entrar de cabeça nessa tal Rifa e a lancei com o objetivo de angariar recursos para pagar o valor de mercado do automóvel e gerar um excedente para grandes ações sociais em nome do Omega Clube Curitiba.


Eu precisava de um espaço para expor o que senti com essa ideia que para muitos foi completamente maluca. Sim, antes de estudar sobre o assunto eu também acharia muito estranho se alguém me dissesse que estava rifando o próprio carro. Mas com o tempo percebi que era normal, comum e que podia me ajudar a cumprir meus objetivos. Pelo menos foi o que pensei...

Opala, Omega, Fusca e Caravan. Eu conheci pessoas que tiverem rifas bem sucedidas, diferente da minha. Mas será mesmo que tudo que eu fiz foi um fracasso? Tenho que exaltar as coisas boas primeiro. Eu descobri um poder de lidar com dificuldades muito além do que eu era acostumado. Eu precisei aprender a ser paciente muito além do meu normal. Eu conheci pessoas que foram uma verdadeira honra poder trocar meia dúzia de mensagens da negociação. Eu aperfeiçoei e descobri talentos que eu não sabia que tinha.


Infelizmente a parte ruim é que eu também conheci pessoas ruins, verdadeiros pilantras aproveitadores, pessoas que vivem às custas da inocência (que eles pensam) das pessoas boas. Pois não há certo demais nessa vida, só certo ou errado. Mas ainda assim, as más pessoas não foram a razão do fim da rifa, o verdadeiro motivo foram meus amigos, foram as pessoas normais para as quais eu achei que poderia pedir um favor de vez em quando. Mas no fundo ninguém! Preste atenção! Ninguém compra uma ideia tua se não ganhar algo em troca! Quero deixar bem claro que muitas pessoas me ajudaram, realmente muitas pessoas me ajudaram, mas as desculpas que ouvi, aqueles que nem me responderam, me deixaram claro que pedir algo para os outros é uma tarefa ingrata e feita para pessoas melhores do que eu.

Mas, outra coisa que aprendi com o tempo é que as coisas acontecem por alguma razão. Os tropeços de 2018, o naufrágio da tão sonhada rifa, as dificuldades, os pequenos problemas, trouxeram uma força e uma vontade de superar que foi muito maior. Pois bem, 2019 só está começando e tenho muito para provar, mas sei que nada, absolutamente nada, foi por acaso. A brincadeira está só começando.


Todas as noites somos embalados por sonhos, alguns como eu também o fazem durante o dia. Comece a anotar os sonhos em um papel, comece a se perguntar  que coisas precisam acontecer, quais acasos você precisa criar. Depois visualize esse papel e transforme os rabiscos em planos, transfira as bobeiras para um universo real e imaginável. Dê o primeiro passo, guarde o primeiro real, aprenda uma palavra em inglês, acesse a internet e busque aquele curso, dê um enter. A tua dedicação em construir as pontes vai fazer o resto e aquilo que você mal acreditava pode tornar-se realidade.