sábado, 15 de agosto de 2015

O otário é você!

Hoje eu quero falar pra todas as pessoas que compraram, trocaram ou ganharam um carro em algum momento na vida! A verdade é que vivemos no país do benefício, do jeitinho, das condições especiais. E quem paga por isso não é nada menos do que todo mundo que não foi o premiado daquele momento.


Você já deve ter ouvido falar naquele desconto especial para CNPJ, ou no desconto para produtor rural, fora aqueles descontos que você nem imagina que existam. Sim, toda loja de automóveis zero km tem uma "cota" de carros que podem ser vendidos com desconto que pode ultrapassar até 30% do preço do automóvel. E não pense que essa diferença sai do lucro do lojista ou da marca. Essa diferença sai mesmo é do governo, um imposto a menos aqui, uma alíquota zerada ali, e lá está um carro de 40 mil saindo por 30.

Mas e como fazer para conseguir essas mamatas? Basta ter um CNPJ ou ser produtor rural? Muito menos do que isso! Vai me dizer que você não conhece ninguém que tenha aquele CNPJ esperto para te emprestar? Ou que você não tem um parente que mora em Campo Largo, Magro ou qualquer campo que você possa dizer que o cara planta uns tomates?


E não é de hoje essas táticas rondam a nossa sociedade. Mas não estou contra as pessoas que o fazem de maneira correta, e sim contra os oportunistas e "bem" intencionados que existem por aí. Portanto, da próxima vez que você for comprar um carro de 40 mil e pagar 60 com os juros do financiamento, não se sinta nada menos do que um verdadeiro otário!

O pior de tudo é que se você for uma pessoa honesta e cair a oportunidade na mão, você simplesmente não irá sentir-se bem com o que está fazendo e isso irá lhe incomodar. Já disse que não gosto de ser chamado de picareta. Pois quando eu compro um carro eu sou totalmente transparente quanto ao valor máximo que posso pagar, considerando que muitas vezes estou comprando para ajudar o dono e não porque meu sonho era comprar um Ford Ka!


A regra básica do mercado de automóveis é nunca pagar mais do que o mínimo que o desesperado vai aceitar e nunca vender com um lucro que não te agrade, mas agrade muito. Como eu não faço isso sou obrigado muitas vezes a amargar alguns prejuízos em nome da diversão e da amizade.

Mas eu não me importo, enquanto for possível ser honesto e transparente eu vou continuar tentando!

No ensaio da semana, algumas versões VW: a nova perua Golf Variant, e outros menos conhecidos, como o Passat Alemão na carroceria notchback e um Golf conversível dos anos 2000. E no vídeo, um pouco do mestre Eric Clapton pra vocês.


Muito obrigado!