Ela é grande, confortável, bem equipada, bonita, econômica e não faz feio em desempenho. Mesmo na versão 1.0, anda muito bem, sobretudo na estrada. Mobilidade é outro ponto a favor, com bagageiro no teto, banco bipartido e um porta malas amplo e de fácil acesso. Difícil é esconder que ela é a minha preferida, essa é a Fiat Palio Weekend!
O Palio veio ao Brasil para substituir o Uno (coisa não conseguiu). Lançada a partir de 1996, a família formou o tradicional quarteto de hatch, sedan, perua e pick up. Por tratar-se de um carro muito específico, o guia trata apenas da perua. Para ser mais exato, o foco será a geração de 2001 a 2004 e alguma coisa sobre a 2005/2008. Só como contexto, a primeira geração era tão boa quanto as posteriores, destaque para a 1.0 6 marchas de 1999, mas hoje em dia seu design já carrega demais o peso da idade e não tem mais um valor digno de revenda.
O objeto de estudo no caso é uma ELX 1.0 16v Fire ano 2001. Adquirida com 88.000 km e revendida com pouco mais de 120.000. Não adianta, as fábricas nem sempre acertam a mão no desenho de seus carros, e na minha opinião não existem modelos mais bonitos de Palio Weekend do que os fabricados entre 2001 e 2008. Ambas tem linhas harmoniosas, que conseguem se fazer notar sem o apelo de alien das fabricadas pós 2009.
Voltando à 2001, o motor dispensa comentários, ainda que seja 1000cc ele consegue levar a perua tranquilamente pelas ruas e estradas, o motor não sente o peso, tem boas retomadas e por tratar-se de uma perua o estilo de direção mais tranquilo combina. Mesmo carregada ela segue seu caminho sem exaustão. Nas versão ELX (1.0, 1.3 e 1.4) e HLX (1.8) elas vêm sempre com vidros, travas e direção. Ar condicionado e faróis de neblina são acessórios fáceis de encontrar. Dispense as versões básicas EL, sem acessórios não vendem bem.
Existem ainda as versões Style e Adventure, ambas top de linha com suas características próprias. Falando só da Adventure um pouco, elas vêm só com motor 1.8, com um rack duplo no teto, rodas exclusivas, pneus de uso misto e algumas até com banco de couro. É um dos meus sonhos de consumo, mas tudo depende dos negócios. Atualmente meu vizinho tem uma, não sei se foi por causa disso, mas quando ele estava procurando eu sugeri exatamente essa!
Eu sempre gosto de relatar os problemas que eu tive no assunto manutenção. O sensor de temperatura apresentou um defeito em dado momento, que ligava a ventoinha sem o carro estar totalmente quente, o que causava uma leve perda de rendimento, justamente porque o motor trabalhava frio. A mola do trambulador certo dia se soltou e a ré perdeu o "click" para cima antes de engatar. Duas coisas simples e baratas de consertar.
Falando em preço, um carro em excelente estado, após uma boa procura, vai custar em torno de 12 mil num modelo 2003 e perto de 18 mil nas 2006, podendo chegar aos 23/25 nas Adventures 2008. Para quem quer um carro mais novo, a geração pós 2009 dá pra encarar, mas perde no quesito custo-benefício. Sempre opte por versões completas e com menos de 100 mil km rodados. É difícil, mas dá para encontrar. Essa leva o prêmio de melhor perua pequena na minha humilde opinião.
O vídeo de hoje é para quem gosta de uns bons solos de guitarra!
Mais peruas serão assunto em breve, se gostou do texto ajude a divulgar. Abraços!
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