Até o ano de 2015 eu não tinha nenhuma impressão sobre a marca Ford. Tudo que eu conhecia era sobre as Belinas que eu tive o prazer de dirigir e o que lemos nas publicações especializadas. Mas além dos pequenos Kas que eu já tive este ano, um carro que eu sondava a muito tempo veio para fazer parte da minha lista. Esse carro é o Escort e o modelo é um XR3.
O Escort surgiu entre os anos de 1960 e 1970 na Europa. No Brasil ele foi apresentado em 1983 como um concorrente direto do Gol. Já em 1984/1985 foi apresentado em sua versão esportiva conhecida como XR3. Este por sua vez foi confrontado nas ruas pelo Gol GT e pelo Monza S/R. É claro que diante dos Golf GTi, e outros tantos de hoje em dia, esses carros não chamam tanta atenção. Mas em sua época eram sonhos de consumo.
O automóvel prata das fotos é um modelo 1987 com motor CHT 1.6 de 85cv. E explicarei agora o motivo dessa ter sido a minha escolha. Eu conheci o Escort através desse desenho (1987 a 1992). Portanto eu sempre procurei um modelo desse intervalo. A escolha pelo CHT é simples, ele é extremamente agradável de andar em baixas rotações e não é beberrão. As opções com motor AP da Volkswagen, além de gastarem demais, dão mais manutenção mecânica.
É lógico que não se compara em desempenho os XR3 AP e os CHT, mas aqui eu reforço que o meu carro é para o puro e simples prazer de dirigir um clássico esportivo dos anos 1980. É um carro de design agradável, suas marcas são os faróis auxiliares na grade dianteira, o aerofólio traseiro na cor preta e com certeza, o ponto alto da versão, é o belo teto solar de acionamento manual. Completam o conjunto as rodas de liga leve aro 15 exclusivas, os vidros e travas elétricos e os bancos esportivos.
As versões top do Escort ainda eram representadas pelo Ghia (ainda mais raro de encontrar e que podia trazer ar condicionado e direção hidráulica), o Guarujá com 4 portas, o XR3 Conversível e mais pra frente o RS. O Escort é um carro que mudou de categoria ao longo dos anos. Ele começou sua história como popular e ao ter sua versão renovada, a partir de 1992, virou um hatch médio. Sem contar suas variações sedan e SW, pós 1997. As versões Hobby são simpáticos sobreviventes da metade dos anos 1990, que levaram o desenho do 1987 até 1996.
Alguns pontos merecem atenção nos Escort do modelo citado. Sempre foram ruins de estabilidade e a suspensão sofria com gente que os forçava além dos limites, portanto, mesmo que não comprometa a utilização do carro, é bom usar com moderação em curvas e estradas muito esburacadas. O fato de ser carburado significa que exige uma manutenção periódica com limpeza em média a cada seis meses.
Não é um carro que tem apelo de raridade ou carro de colecionador. Na verdade é bem comum dar de cara com modelos baratos e mal conservados. Mas para quem quer um carro antigo e ainda está disposto a arriscar num carro diferente, eu digo que o prazer de dirigir vale a pena! Para modelos em bom estado seus preços variam de 7 a 9 mil, saltando para casa dos 20 mil nos conversíveis impecáveis e passando por 10 mil nos AP 2.0 da geração 1994/1995.
Este artigo é dedicado aos fãs de automóveis, mas que também precisam pensar no bolso.
E por fim, um pouco do acústico do Soul Asylum pra vocês!
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