Apesar de parecer um assunto manjado eu gostaria de dedicar algumas palavras e exemplos de como se formam os preços dos produtos e serviços, das marcas e seus públicos, fortemente influenciado pelos acontecimentos do fim de semana.
Não é sempre que nos damos conta de que valor e preço são duas coisas muito diferentes. O valor é a sua disposição e necessidade em adquirir tal bem ou serviço, enquanto o preço é formado por uma série de fatores que podem ser traduzidos economicamente ou meramente por especulação. Vamos falar um pouco sobre essas coisas na base dos exemplos.
Exemplo 1 - Aluguel de Carro.
Nas últimas semanas fiz algumas cotações em locadoras de automóvel para a viagem de Foz que acabo de fazer, devido a convênios tive a chance de aproveitar descontos que variavam de 10 a 49%. E alguns podem até se surpreender, mas acabei optando pela que não me concedeu desconto nenhum. Qual foi o problema? Vamos à explicação.
A que me concedia o desconto de 49% era mais de 100% mais cara, ou seja, era um falso desconto. Você já deve ter se deparado com situações assim, o preço dobra e lhe dão 50% de desconto, ou seja, é só uma falsa impressão, que cola para muita gente.
Para o desconto de 20% não havia disponibilidade no horário que queríamos e o atendimento foi péssimo. Aí você se depara com aquela situação em que passa a dar mais valor ao dinheiro que paga pelos serviços, se estou gastando quero não me arrepender, mesmo que pague mais.
Resultado, como já havia alugado recentemente um Uno (locação na qual peguei um quatro portas completo menos ar, pelo preço de um básico) acabei fechando na mesma locadora. Detalhe, ao reservar o automóvel fui muito bem atendido e me explicaram em detalhes como funcionaria este contrato, uma vez que nunca havia alugado carro em outra cidade e no aeroporto.
Para resumir, reservei um Fox 1.6 com a opção de trocar por um Voyage, devido ao porta malas, caso estivesse disponível. Chegando ao aeroporto de Foz do Iguaçu perto da meia noite, fomos ao guichê da locadora com meu cartão fidelidade e pedi o sedan. Bom, só o que posso dizer é que fui extremamente bem tratado e passei o fim de semana com um Cobalt completíssimo, de categoria superior à que tinha locado, pelo mesmo preço.
No fim das contas paguei o mesmo que nas outras mas recebi muito mais, e ainda puder ter a certeza de que se precisar de outro aluguel, não terei dúvidas do que procurar. E para fechar, posso sim falar o nome, aluguei o carro na Localiza.
Exemplo 2 - Compras no Paraguai.
Não é de hoje que, ao falarmos de viagem a Foz, logo nos vêm compras a cabeça. E é claro que não pode faltar o momento muamba da viagem. Mas uma coisa que aprendi nesses detalhes, é que além do fator imposto a também outra variável muito importante que não dos damos conta quando pagamos tão barato nos produtos no país vizinho. O atendimento. Salvo alguns raríssimos detalhes, como uma Monalisa da vida, ou ainda um Shopping Del Este, na maioria das lojas ou barracas o que temos que tolerar é um bando de pessoas mal humoradas e com pouca disposição para atender, quase que na mesma proporção da disposição para lhe enganar. E é nessas que vemos que talvez alguns preços no Brasil não sejam tão altos se pensarmos em como somos tratados com gentileza, respeito e algumas vezes bom humor.
Portanto, ao atravessar a fronteira em busca de bons preços nunca esqueça que você está na terra do compre e vaze, sem perguntas, sem pensar demais, sem esperar nada além de preço baixo e às vezes um produto falsificado. Pesquise antes, saiba o que quer, não peça muitas explicações para os vendedores porque o negócio deles é vender. O que os levará a fazer você acreditar que o que busca é o que eles estão vendendo.
Prefira lojas grandes, aquelas com site e infra-estrutura. Muitas vezes o preço é pouca coisa mais alto, mas você saberá que vai comprar o produto com qualidade superior ao das lojas dos famosos shoppings, que são na realidade como os da rua XV em Curitiba, mas com muito mais gente.
Cuidado com as barraquinhas de rua, pode-se comprar ótimos produtos a preços ridículos. Mas é muito mais fácil ser roubado, enganado e até se envolver em confusão. Pois a impressão é de que não há leis no comércio de rua.
Enfim, não há segredos desde que você vá preparado. Sabendo o que quer, o quanto quer gastar e com muita, mas muita disposição.
Rápidas de viagem.
Eu particularmente indico, quando quiser ir à Foz e gastar pouco com hospedagem, o Hostel Paudimar, também conhecido como Albergue da Juventude. Sim, um albergue, mas com quartos privativos, no estilo hotel campestre, com piscina, bosque, lanchonete, café da manhã e uma paz indescritível. Minha terceira viagem à Foz em pouco mais de doze meses e sempre ficamos lá.
Vá ao Duty Free de Puerto Iguaçu para comprar eletrônicos de marca e bebidas originais. Os preçços são próximos ao que você encontra em Ciudad Del Este, mas com a tranquilidade de comprar numa boa e sem problemas com cota.
Outra dica da cidade argentina é a feirinha de alimentação. Quase escondida no meio das vielas, não é muito difícil de encontrar, siga essa dica. Entrada da cidade segue reto até o final da rua, vira à direita e vai até o primeira sinaleiro. Vira à direita e vai até o próximo sinal. Vira à esquerda (atenção, se passar na frente da rodoviária é porque está certo), chegando a um cruzamento de sete ruas (sim, sete!) entre na terceira rua à sua direita. Siga reto, encontre lugar para parar e aproveite.
Azeitonas com todos os recheios que você imaginar, alfajores e chocolates baratinhos, cerveja de todos os tamanhos a preços imbatíveis, porções de frios que valem um jantar, vinhos de boas marcas e um ambiente que vai lhe dar vontade de voltar, sem dúvida!
Bom galera, falamos um pouco de atendimento mas eu admito que foi mais um relato de viagem que deixo como boas dicas para quem quiser aproveitar a vida!
E vamos de música, só para finalizar... seguindo nomes da lista de bandas menos conhecidas, deixo o registro de uma das melhores músicas já feitas na história do Rock n' Roll. O vídeo é gigante, se não tiver tempo agora volte mais tarde para assistir, vale a pena!
Forte abraço a todos e muito obrigado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário