Qual é o pior investimento do mundo? Muitos devem pensar que é o Título de Capitalização. Concordo, enquanto investimento, esta modalidade que lhe compromete com certa quantia mensal e no fim do plano, geralmente 5 anos, você recebe apenas e tão somente o que pagou, com o acréscimo da TR apenas no montante, não é muito atrativa. Mas ao menos você participa de sorteios e faz uma poupança forçada.
O pior investimento, o melhor financiamento.
Mas esse não é o pior investimento, o pior investimento é o consórcio. Sim, consórcio, você paga todo mês e no final de um prazo razoável você recebe apenas parte do valor para realizar seus sonhos. Não entendi! É simples, nenhuma pessoa no mundo faz um consórcio pensando em pagar as parcelas e resgatar o dinheiro no final. E é justamente aí que mudamos de status para, o melhor financiamento do mundo!
Consórcio é um grupo de pessoas que se unem, através de uma administradora comum, para formar uma carteira de investimento, com objetivo de gerir recursos para realização de um "sonho" material. Vamos ser bem transparentes. Pense em 1000 pessoas depositando 500 reais por mês em uma conta comum. Isso gera 500 mil reais por mês, e é daí que saem as contemplações, por sorteio e lance. E uma vez que você já está com o recurso na mão, isso transforma o consórcio no financiamento mais barato do mundo (das pessoas comuns), pois você passa a assumir uma dívida que no fim das contas têm o juro dissolvido e quase imperceptível.
Pense assim, um carro de 30 mil reais financiado 100% em 6 anos, vai custar no final do período algo em torno de 45 a 48 mil reais, em média. Isso significa o quê? Que quem faz um financiamento desse é no mínimo muito rico! Pra jogar fora quase 20 mil reais...
Uma carta de crédito de 30 mil reais terá uma parcela bem menor, você precisa dar um lance (como se fosse a entrada do financiamento) mas você pode se organizar para fazer isso, digamos, no 15º mês. Você esperou quase 1 anos e meio para ter seu carro, mas no fim das contas você pagará uns 36 mil. Ou seja, quase 10 mil a menos que a primeira opção.
Uma novidade nas ruas, um projeto bem definido.
E quer saber quando que você, em 5 anos, vai juntar 30 mil reais para comprar um carro à vista? Praticamente nunca! Ou você acha que eu ando de carro velho porquê? Mesmo que eu tivesse 30 mil na poupança eu não teria coragem de gastar tudo num carro.
O mal de quem gosta de guardar dinheiro é justamente gostar mais guardá-lo do que gastá-lo.
Mas vai aí a dica, consórcio, enquanto investimento depende mais do fator sorte. Enquanto poupança é uma opção para quem têm seus recursos bem gerenciados. Enquanto financiamento para aquisição de um bem, é a melhor opção! Só vai depender da necessidade do bem. É por isso que os financiamentos normais nunca serão ameaçados, pois sempre haverá quem "precise" urgentemente de um carro novo.
E já que estamos falando de carro, Renault Duster, o novo SUV do mercado nacional. O primeiro concorrente direto do EcoSport, lançado este mês, e pelo visto está fazendo sucesso, ou têm muita gente da Renault que mora perto da minha casa. Fim de semana passado eu vi pelo menos uns 4 no trecho entre a minha casa e a feira onde compro ração para meus cachorros. Coisa de 5 minutos de carro. O fato é que, com uma boa proposta de preço, na mesma faixa da Eco, o Duster vêm com o maior dos atrativos para este mercado. O sabor de novidade. E se pensarmos que estes dois são muito mais baratos que os Hyundai e Mitsubishi, são veículos que dominam um nicho de mercado. Carro interessante.
E aproveitando, notícia dessa semana, a venda de veículos importados caiu 41%. Muito auxiliado pelas notícias do aumento do IPI, que deram uma instabilizada no mercado. Mais uma prova de que a Renault está no caminho certo. Ela e a Nissan, que conseguiu lançar um carro de 28 mil reais em meio a essa situação. O que nos faz pensar em quê? Join Venture, Renault e Nissan são duas empresas separadas, mas que formam um grupo muito forte no meio automotivo.
E falando em Join Venture nós lembramos do quê? Eu sempre digo, Rápidas de Economia, Economia, Carros e Música. Mas há um outro assunto que me interessa muito e combina muito bem com os anteriores, no caso do carro que seja para ir comprar. Cerveja! Cerveja e Join Venture lembra o quê? Inbev, a maior cervejaria do mundo. E como o Rápidas já havia adiantado, vocês devem ter percebido que a Budweiser entrou de vez no mercado, com uma reposição de preço e propaganda, buscando bater de frente com a Heineken. Duas cervejas muito diferentes no sabor, mas com filosofias parecidas. Status e música.
Um pouco de história, em 1853 foi fundada a primeira cervejaria do Brasil, a Bohemia, que até hoje é a minha nacional preferida. Em 1966 a Budweiser se torna a maior cervejaria do mundo com uma produção de 10 milhões de barris por ano. Em 1999 a junção de Brahma e Antartica, e suas marcas, cria a Ambev, maior cervejaria do Brasil. Em 2004 o grupo de junta à Interberw, formando a maior cervejaria do mundo, a Inbev. Que em 2007 compra um dos símbolos dos EUA, Budweiser, agora é nossa! E por ai vai, 2011 e a Bud é escolhida como a cerveja status da marca, o que justifica só ter Bud no show do Pearl Jam, 09/11/2011.
Pearl Jam, depois de 6 anos, a mais duradoura banda da onda grunge volta a Curitiba para fazer mais um show histórico. Comemoração dos 20 anos do lançamento do álbum Ten (1991), um show em que eles tocaram praticamente o álbum todo. Com quase 3 horas de duração eu posso dizer com propriedade que a temporada de shows 2011 vai entrar para a história na minha vida! Outra hora eu entro em detalhes do show, o importante é saber que, Yellow Ledbetter continua sendo A Música, e a sensação de lembrar tudo que mudou da Pedreira para esta quarta, me faz pensar e mais uma vez ter a certeza de que, somos felizes agora e sempre, acorde para isso e nunca mais você vai pensar que era feliz e não sabia.
E rapidamente, para terminar, gostaria de agradecer a participação da minha amiga Nadya, que me sugeriu o seguinte link http://online.wsj.com/article/ SB1000142405297020455420457702 3920989014612.html, que fala sobre como o brasileiro está ganhando mais, mas está gastando ainda mais do que esse aumento. Comprometendo a taxa de poupança e consequentemente o Investimento. E eu não estou só falando do investimento pessoal, estou falando do investimento na Economia como um todo. Isso certamente reflete na geração de empregos e mais uma vez na renda. Que continua concentrada em quem pensa, enquanto o resto pega empréstimos. Os números são muito relativos, visto sozinho parece bom, analisando à fundo percebemos que a distribuição de renda continua sendo um dos nossos piores problemas.
Agora é pra fechar, já falei do Pearl Jam, mas há outra dica de música, esta é inusitada. Lembra de praia, adolescência, reggae e hardcore. Alguém aí lembra de O Surto? Procurem A Cera e relembrem... Abraços!
Só para constar, Pearl Jam.
Ate entendo a matemática do consorcio mas no meu caso só se fosse pra investir mesmo pq imagina eu pagando o consorcio de um carro esperando ser contemplada e andando no Colombo/cic kkkkk
ResponderExcluirQuando disse que ñ tem coragem em gastar 30mil em um carro novo, lembrei do meu presente de aniversário q me dei esse ano. Estou a alguns meses economizando p/dar entrada em um (carro) e apareceu uma oportunidade de comprar uma speedy (bike de prova) muuuito boa, bem em conta. Resultado: 2110reais gastos numa sentada e "poupança" p/compra do carro zerada... Quem sabe ano que vem, em dezembro, claro, eu realizo o sonho do carro próprio, rs...
ResponderExcluir