A Gol linhas aéreas anuncia a compra da WebJet por 311 milhões de reais. O que isso significa?
Vamos voltar uns 15 anos no passado e pensar um pouco sobre a aviação comercial no Brasil. Viajar de avião nem em sonho era do jeito como é hoje em dia. Naquela época voar era coisa para pessoas ricas e executivos de grandes empresas, a TAM era uma companhia "nova" e a Varig dominava o mercado.
Pois é, mas o mundo vai mudando, a classe C vai ganhando espaço e poder de compra. Muito baseado na facilidade de crédito, sim, mas fazer o que? Se você não "der" o dinheiro muita gente nunca fará nada. Cobre os juros depois e eles ainda ficarão lhe agradecendo por realizar sonhos.
Enfim, o filho do dono de uma grande empresa do ramo de transportes rodoviários resolveu que céu era o limite. Foi para os Estados Unidos estudar e quando voltou, aí está a GOL. Com um conceito diferente visando a diminuição dos custos e aliado à uma boa pitada de coragem em mudar alguns paradigmas, em pouco tempo estava consolidada uma nova líder no mercado da aviação. Não demorou muito para começarem a surgir outras empresas, sempre com inovação. Trip, que não durou muito; Azul, cujo foco são os trajetos curtos e vôos regionais; e a WebJet, sem dúvida a que conseguiu um maior lugar ao sol. Vendendo suas passagens apenas pela internet e vendendo lanchinhos a bordo ao invés do tradicional que seria incluir no preço. Muitos, inclusive eu, podem falar mal de vez em quando, mas é fato que eles mudaram radicalmente o valor de voar. Preços a partir de 9,90? Sim, viajar de avião hoje é algo comum. Simples e natural, é como escolher entre dois caminhos apenas pela sua preferência.
Mas voltando à compra. O que sabemos até então é que, apesar da fusão, num primeiro momento a WebJet continua a existir, até pela manutenção da política de preços. Mas a médio prazo a Gol deve certamente apagar a marca tal qual o Itaú fez com o Unibanco. O que devemos esperar? Num primeiro momento pode não ser tão bom para o consumidor, pois o duopólio entre Gol e TAM fica cada vez mais evidente.
Dica para sua próxima viagem de avião. Escolha seu voo com antecedência, você pode pagar até 50% mais barato se comprar antes. E faça tudo pela internet. Está afim de conhecer Foz do Iguaçu? Termine de ler o rápidas e entre no site da WebJet, selecione uma data e compre! Vá passear, curta a vida.
Mais uma rápida sobre transporte: As empreiteiras interessadas na licitação para a construção do primeiro trecho do Trem Bala no Brasil boicotaram o leilão esta semana. O que se fala é que os empresários não concordaram com as regras da licitação. O que eu sei é que o Trem Bala brasileiro deve fazer o percurso de Campina / São Paulo / Rio de Janeiro. E deve nos primeiros anos ser muito mais uma atração turística do que um mero meio de transporte.
Você já deve ter ouvido algumas notícias sobre metrô em Curitiba certo? Até hoje tudo não passou de uma grande propaganda política. Pense um pouco, Curitiba está cheia de galerias e rios canalizados sobre o chão. Não direi que é inviável, mas certamente metrô não é uma das melhores opções. O único que deu certo até hoje é aquele sem acento que eles entregam toda manhã nos sinais de transito. Sim, estou falando do jornal.
E para relaxar:
Minha dica de música de hoje é de multi estilos. Emmerson Nogueira, famoso por seus álbuns "versões acústicas", como o próprio nome já diz, ele faz releitura de clássicos do rock n`roll e de hits em geral.
Tive a oportunidade de assistir seu show nesta sexta 15/07 no teatro positivo.
O cara manda muito bem, sua banda exibe uma sinergia muito grande, ótimo show para assistir à dois.
Para não falar do show inteiro vou apenas citar o que achei o ponto mais alto: Wish You Were Here do Pink Floyd. Para vocês terem ideia do que eu estou falando.
Obrigado e um grande abraço!
OIeeee!!! Adoro suas rápidas de economia!! São sempre muito boas!!!! e.. tenho que confessar que estou morrendo de inveja de vc, queria muito ter ido no show do Emmerson Nogueira!!! Ele é mesmo otimo!!! Bjokasss e parabéns pelo blog!! Milena
ResponderExcluir