sábado, 30 de julho de 2011

Diga-me o quanto ganhas que eu te direis como se equilibrar...

Pessoal! Regra básica da Economia, fazer o melhor com que se têm na mão!

Todo nível de renda possui seu ponto de equilíbrio. Se você considera-se fora deste, é porque acha que pode mais do ganha.

Eu sou sincero, ganho menos do que alguns colegas de trabalho muito próximos, mas consigo ter uma vida equilibrada, dentro de minhas possibilidades e aproveitando, por vezes mais do que alguns que atualmente recebem um salário maior. Mas querem saber? Isso não significa nada! Salário é só 30% de sua capacidade financeira.

Pode ser seu maior provedor, mas no fundo não representa muito em sua vida. Basta refletir sobre seu passado financeiro e sobre suas conquistas ao longo do tempo. Se você acha que está estabilizado, pense um pouco sobre seu nível de reserva, seu montante de investimentos, e o seu patrimônio físico. Você só pode se sentir tranquilo se estiver bem em algum dos três tópicos citados anteriormente.

E como fazer isso?

Muito simples... Ganho pouco, e daí? Vou me desesperar e chorar? Não! Vou viver de acordo com as minhas possibilidades. E aqui está um cara que já teve de fazer muito disso! Eu simplesmente tive que me abster de muitos "prazeres" materiais porque não podia pagá-los. A diferença é que eu, de fato, não podia pagar. Nunca fingi poder para depois me endividar. Pior erro, e mais comum entre os pobres mortais.

Não ganho o quanto gostaria, mas sei muito bem o que fazer com o que tenho. Há uma premissa da Economia que é muito clara. Aplicar recursos limitados à necessidades ilimitadas. Eu posso até brincar, mas aproveitei muito bem meus 6 anos de UFPR! Sim, foram 6 anos, com todo apoio e incentivo dos meus professores, alguns que viraram amigos pessoais e espelhos à seguir!

Mas o fato é que todo mundo pode sentir-se bem. A não ser que a imagem pese mais do que a própria auto-satisfação, que por mais egoísta que pareça, é na verdade o que mais importa!

Tenho tentado a algum tempo passar mensagens que possam ajudar, seja lá quem for, a pensar de forma mais equilibrada. Mas o que percebo é que o mundo gosta de ser vítima de poucos espertos. Bancos, grandes corporações que fazem o que bem entendem com a vida das pessoas, e cobram caro por isso.

Mas, no fim das contas, não posso deixar de admitir que são essas pessoas que ajudam a mover o mundo. Sim, porque o que seria dos investidores se não tivéssemos os dispostos a pagar juros abusivos e taxas de abertura de crédito? Sinto muito meu povo, mas estão colocando dinheiro em nosso bolso!

Só quero ajudar a abrir os olhos de um mínimo de pessoas para que parem hoje, de serem vítimas da pose, da propaganda, do que a mídia lhe impõe. Sim, pois apesar de considerar o marketing uma arma das mais vitoriosas na luta contra o tédio e a vida como ela é, temos que usá-la com cautela. Os fracos sempre acabam sofrendo pelos centrados.

Prestem atenção nas músicas. Que são balas gratuitas, disparadas ao vento, buscando acertar a mente de quem pensa de verdade! E acordem, não se pensa na balada, não se pensa no futebol semanal, não se pensa na academia. Isso tudo serve apenas para o bel prazer do momento. Mas o que seria o prazer se não fosse o momento? Só digo uma coisa... Pegar não é nada perto de conquistar! O sério vale para sempre, o grátis vale por minutos.

Gosto de brincar com as palavras porque depois de muitos anos, hoje eu sei o que digo. E não é fácil ser assim. É muito fácil falar. Difícil é administrar receitas de um sucesso financeiro, livre e aberto a todo mundo que tenha um mínimo de responsabilidade e garanta seu próprio bom senso.

Quer saber como se equilibrar? Consultoria em finanças pessoais! Dicas eu continuarei distribuindo sempre. Mas o seu caso específico, eu posso resolver!

E eu não estou brincando, exemplos bem sucedidos sairam de simples conversas.

Muito obrigado a todos que acreditam no que digo!

Dica de música? Comum, simples como UB40!

Forte abraço! E não esqueçam... Facebook - Claudinei Santos, E-mail - ney.sto@gmail.com

sábado, 23 de julho de 2011

Em Economia o Dinheiro é seu melhor Amigo.

Sabe quando você começa a escrever sem um tema bem definido? Pois é, assim que começamos o Rápidas de hoje. Mas uma coisa é para ficar bem claro. Ser economicamente feliz está nas mãos de cada um.

Vamos começar com um pergunta simples, faça ela a você mesmo e continue a leitura.
Quantos anos você têm e quais são seus planos na vida?

Eu comecei a levar o dinheiro à sério em 04/02/1998, domingo, o dia em que eu sai de casa pela primeira vez para ganhar dinheiro trabalhando. 1998? Sou tão velho assim? Não. Eu tinha 14 anos e meu primo me chamou para entregar panfletos do Mercadorama. Sim, enquanto muita gente estava nem sonhando com a vida de verdade eu fui à luta, fui em busca de um sonho. Lógico que era o sonho de um piá de 14 anos, uma bicicleta nova! E quero deixar bem claro que meus pais nunca me deixaram faltar nada, nunca fui rico, mas sempre tive uma vida feliz e tranquila. Só achei que estava na hora de conseguir as coisas com algum esforço.

Sim, e de lá para cá pouca coisa mudou, sempre gostei de trabalhar, estudar, investir tempo e dinheiro no que poderá gerar retorno. E isso vale para qualquer coisa.

Os baladeiros de plantão que me desculpem, mas hoje eu quase me arrependo de ter gasto tanto em baladas caras e bebida. Além de fazer mal à saúde isso nunca será uma diversão completa. Sempre haverá um quê de irreal, pessoas que só parecem ser, imagem, falsidade e pouco futuro.

Também tive a fase do "meu carro minha vida", o som valia mais que o Gol quadrado, que tinha capô preto, rodão, e era rebaixado. Vale a pena? Pior que vale! Mas passa. Os conceitos de vida mudam.

Eu continuo com a mesma opinião, dinheiro não é feito para ganhar e torrar, mas também não é feito para acumular e não usar para nada. Dinheiro é um parceiro que ao longo de um certo tempo planeja contigo a realização de um sonho.

E aqui eu faço mais uma pergunta.
Qual é o seu sonho? Por favor, sonhos materiais, não esqueçam que o blog é de Economia!

Uma casa? Um carro? Um avião? Uma viagem? Sabe o que eu digo? Que ao longo da vida você vai querer todos eles. Até o avião? Sei lá, sonho é sonho!

O que precisa ficar bem claro é, o que eu devo fazer e quanto eu devo poupar para conquistar isso?

Existem coisas tão pequenas que nos fazem tão felizes:
Para os cervejeiros, uma cerveja nova, importada, que pouca gente conhece e você pode dizer que já tomou.
Para os que gostam muito de música, um show da banda ou artista que você gosta muito.
Para muitas mulheres, uma bota nova! Para o cara que lhe deu, o seu sorriso, certeza de felicidade!
Para quem gosta de carro, Carros!
Para os blogueiros, ver os acessos aumentando e saber que seu blog já chegou a outros 8 países!
Para o investidor, uma boa taxa de juros. Que é o inverso da boa para quem pegou dinheiro emprestado.

Paute a sua vida pelos seus assuntos de interesse. Eu gosto de Economia, Carros, Música e de ser um pouco psicólogo nas horas vagas, que me desculpem os profissionais, talvez a palavra certa seja Amigo!

Sim, sou o amigo que entende de Economia, mas que certamente irá ouvir sobre tudo.

Lembre-se, todos têm seus sonhos, grandes e pequenos. Todos têm sua base, origens. O objetivo é planejar, saber onde quer chegar, usar as ferramentas que o mercado lhe dispõe para realizar.

Relembre alguns conceitos ao longo do seu dia a dia. A tomada de decisões acontece a cada momento, tudo pode mudar se você for para o outro lado, e você jamais saberá o que lhe aguardava onde você não foi.

O poder de mudar o mundo, o seu mundo, a sua vida, sua economia pessoal, está nas suas mãos!
Em economia o dinheiro é seu melhor amigo, mas você precisa tratá-lo muito bem para que ele lhe retribua.

Dica de música? Apenas goste de escutar e seja feliz à sua maneira. Bandas eu mando pelo Facebook!
Quem ainda não me adicionou é só buscar Claudinei Santos.

Fortíssimo abraço!!!










domingo, 17 de julho de 2011

Transportes Rápidos.

Pois é, domingo é sempre um dia complicado. O dia vai acabando e eu preciso lembrar de tudo que pensei em escrever durante a semana. Normalmente falha alguma coisa, mas vamos lá.
A Gol linhas aéreas anuncia a compra da WebJet por 311 milhões de reais. O que isso significa?
Vamos voltar uns 15 anos no passado e pensar um pouco sobre a aviação comercial no Brasil. Viajar de avião nem em sonho era do jeito como é hoje em dia. Naquela época voar era coisa para pessoas ricas e executivos de grandes empresas, a TAM era uma companhia "nova" e a Varig dominava o mercado.

Pois é, mas o mundo vai mudando, a classe C vai ganhando espaço e poder de compra. Muito baseado na facilidade de crédito, sim, mas fazer o que? Se você não "der" o dinheiro muita gente nunca fará nada. Cobre os juros depois e eles ainda ficarão lhe agradecendo por realizar sonhos.

Enfim, o filho do dono de uma grande empresa do ramo de transportes rodoviários resolveu que céu era o limite. Foi para os Estados Unidos estudar e quando voltou, aí está a GOL. Com um conceito diferente visando a diminuição dos custos e aliado à uma boa pitada de coragem em mudar alguns paradigmas, em pouco tempo estava consolidada uma nova líder no mercado da aviação. Não demorou muito para começarem a surgir outras empresas, sempre com inovação. Trip, que não durou muito; Azul, cujo foco são os trajetos curtos e vôos regionais; e a WebJet, sem dúvida a que conseguiu um maior lugar ao sol. Vendendo suas passagens apenas pela internet e vendendo lanchinhos a bordo ao invés do tradicional que seria incluir no preço. Muitos, inclusive eu, podem falar mal de vez em quando, mas é fato que eles mudaram radicalmente o valor de voar. Preços a partir de 9,90? Sim, viajar de avião hoje é algo comum. Simples e natural, é como escolher entre dois caminhos apenas pela sua preferência.

Mas voltando à compra. O que sabemos até então é que, apesar da fusão, num primeiro momento a WebJet continua a existir, até pela manutenção da política de preços. Mas a médio prazo a Gol deve certamente apagar a marca tal qual o Itaú fez com o Unibanco. O que devemos esperar? Num primeiro momento pode não ser tão bom para o consumidor, pois o duopólio entre Gol e TAM fica cada vez mais evidente.

Dica para sua próxima viagem de avião. Escolha seu voo com antecedência, você pode pagar até 50% mais barato se comprar antes. E faça tudo pela internet. Está afim de conhecer Foz do Iguaçu? Termine de ler o rápidas e entre no site da WebJet, selecione uma data e compre! Vá passear, curta a vida.

Mais uma rápida sobre transporte: As empreiteiras interessadas na licitação para a construção do primeiro trecho do Trem Bala no Brasil boicotaram o leilão esta semana. O que se fala é que os empresários não concordaram com as regras da licitação. O que eu sei é que o Trem Bala brasileiro deve fazer o percurso de Campina / São Paulo / Rio de Janeiro. E deve nos primeiros anos ser muito mais uma atração turística do que um mero meio de transporte.

Você já deve ter ouvido algumas notícias sobre metrô em Curitiba certo? Até hoje tudo não passou de uma grande propaganda política. Pense um pouco, Curitiba está cheia de galerias e rios canalizados sobre o chão. Não direi que é inviável, mas certamente metrô não é uma das melhores opções. O único que deu certo até hoje é aquele sem acento que eles entregam toda manhã nos sinais de transito. Sim, estou falando do jornal.

E para relaxar:

Minha dica de música de hoje é de multi estilos. Emmerson Nogueira, famoso por seus álbuns "versões acústicas", como o próprio nome já diz, ele faz releitura de clássicos do rock n`roll e de hits em geral.

Tive a oportunidade de assistir seu show nesta sexta 15/07 no teatro positivo.

O cara manda muito bem, sua banda exibe uma sinergia muito grande, ótimo show para assistir à dois.

Para não falar do show inteiro vou apenas citar o que achei o ponto mais alto: Wish You Were Here do Pink Floyd. Para vocês terem ideia do que eu estou falando.

Obrigado e um grande abraço!

sábado, 9 de julho de 2011

Dívida, você precisa mesmo dela?

"Eu sei que a vida inteira eu vou procurar desculpas para mim mesmo..."

Pois é, existem várias frentes de estudo que se dedicam a explicar a diferença entre custo e despesa. Mas hoje eu quero falar sobre um tema que têm a ver com isso, no entanto, à meu modo.

Na verdade eu quero falar sobre endividamento.

Atualmente 65% das famílias brasileiras possuem algum grau de endividamento, tudo bem, vamos imaginar que uma parte disso seja de fato algo importante, como a casa própria. Outros vamos considerar que são empresários que estão apostando e precisam do apoio dos bancos. Legal, mas você quer mesmo saber a verdade? A imensa maioria dessas dívidas está ligada a uma maldita forma de pagamento que engana e ilude as pessoas... Sim meus caros, ele mesmo, o Cartão de Crédito.

Não se espante, o Economista é o maior inimigo do cartão de crédito, justamente porque as instituições lhe "dão" um dinheiro que você não têm. E você se sente com o poder de usá-lo!

Sozinho ele representa quase 74% das dívidas das famílias. E você acha isso bonito? Ah, você nunca teve problemas para pagar as suas contas e ainda se vale do fato de parcelar sem juros? Ok, meus parabéns, você está no caminho certo, quem sabe um dia você possa fazer as compras e pagar na hora! Mas experimente uma vez só na vida pagar o "mínimo". Sim, se um dia você já passou por isso sabe o quanto dói. Juros mega abusivos o aguardam e o sugarão mais e mais a cada mês. E sabe o que é mais legal? Você concordou com isso quando assinou o contrato com a operadora. Sério, cartão de crédito é uma roubada, principalmente na mão de quem acha que ele é a melhor coisa do mundo.

Se eu tenho cartão? Sim, duas bandeiras inclusive, mas neste caso eu tenho minhas próprias justificativas, e aqui vão elas.

Você só pode falar mal de algo que conhece muito bem, é o que eu penso de música por exemplo, as bandas ou estilos que eu não gosto eu ouço pouco. Ok, mas essa só não basta, tenho uma melhor. Sabe quando eu uso cartão de crédito? Quando eu tenho o dinheiro para comprar mas não quero resgatar nenhuma aplicação, pois o período que o cartão me dará eu aproveito para ganhar um pouco de juros e pago quando vencer a fatura. Tudo bem, a verdade é, saiba usar! Eu uso essa palavra desde meu primeiro post, cautela! Cautela para comprar, para tomar ações, para decidir. Se não está seguro, não faça!

"Pra tudo que eu faço e o que quiser, das culpas me desfaço."

O dinheiro precisa ser seu maior parceiro comercial, nunca um inimigo e nem em sonho a coisa mais importante. Apenas dinheiro.

Um exemplo bem idiota é a forma como eu trato meus carros. Eu acredito de verdade que eles são mais do que simples bens materiais, eles funcionam bem quando querem e quando estão "felizes", eles sentem que estou nervoso ou desanimado e me manifestam suas opiniões. Eu só compro um carro quando eu sinto que ele também foi com a minha cara, como meu primeiro Chevette, que apareceu na minha frente no momento exato em que a Kombi que eu dirigia no trabalho estragou. Nossa, carros velhos ein? Sim, são os que mais manifestam seus sentimentos e é disso que eu gosto. Carros novos não tem personalidade! E vender, ah, vender um carro é sempre um problema, meu Monza que me acompanhou por 5 incríveis anos só seguiu a vida porque ele mesmo encontrou um novo dono. Não é você que escolhe o carro, ele é que escolhe você.
Pouca gente sabe, mas eu já fui um motorista profissional. Só para constar, já dirigi tudo quanto é tipo de carro, de velhos tão velhos que pareciam que iam desmontar a novíssimos, potentes e importados.

Por que eu falei tudo isso? Para falar que mesmo parecendo louco eu sei exatamente o quanto custa cada mínimo detalhe da manutenção de um padrão de vida. Seja alto ou baixo, você é que precisa se adaptar, não é se endividando que você será feliz. Muito pelo contrário.

Existe alguma forma certa de adquirir bens, sabendo que eu preciso e não posso pagar à vista? Sim, é claro! Mas tudo necessita de planejamento. Eu conheço pessoas muito inteligentes que financiaram o carro que precisavam com a parcela certa e no prazo certo, o apartamento que precisavam de forma bem pensada e racional.

Eu sou sincero ao dizer que o mundo é feito de imagem. E quanto mais uma pessoa precisa aparecer, menos conteúdo ela têm. Por isso precisa da imagem. Seja a coisa certa na hora certa, fale pouco mas só fale o que realmente interessa, conquiste poucos mas sinceros amigos.

"Mas tudo que eu faço hoje não é diferente do que antes eu fazia."

O mundo muda, nós mudamos um pouco menos, mas nossa essência sempre será a mesma, independente de quem gostará.

"Eu convencia o mundo inteiro, só a mim mesmo não convencia."

Eu sei que fui muito mais sutil na mensagem musical de hoje portanto vou falar, Biquini Cavadão é a dica.

E para fechar eu queria repetir algo que falo sempre, deixe o dinheiro trabalhar um pouco por você, se hoje você economiza, amanhã você só tem a ganhar. Pode usar seu cartão, mas tenha consciência, aliás, muita!

Sobre a parte que carros têm sentimentos, sim, mas acho que louco todo mundo já sabia que eu era. Mas sabe que essas "pirações" são fundamentais para ajudar no equilíbrio psicológico de qualquer pessoa. É como sonhar acordado. Se você não o fizer tende a ver sempre o lado negativo das coisas. Ninguém precisa te lembrar do que está ruim, mas sim lhe ajudar a melhorar!

Forte abraço!

sábado, 2 de julho de 2011

Mais uma vez Poupança.

Eu sei que as vezes pareço meio paranóico e até um pouco chato, quem convive comigo que o diga, mas eu realmente acho que dinheiro não é brincadeira e que temos que ter consciência de como trabalhamos com ele.




Você já deve ter ouvido falar que o Ouro é o melhor investimento do mundo não é mesmo? Não? Então saiba por que isso é verdade.
O ouro é um dos metais mais preciosos do planeta, se não o mais precioso deles. Bom, não é objetivo do Rápidas explicar a origem ou os motivos que levaram o ouro a este lugar, mas o que você precisa saber é que ele é considerado ano a ano o melhor investimento, ou seja, aquele ativo que mais valoriza. E só para você ter ideia do que estou falando, em 1998 a grama do ouro era cotada à aproximadamente 10 reais, em 2000 a cerca de 16 reais, em 2005 já valia 36 reais e hoje em dia está próximo à 60 reais. Isso mesmo, uma valorização de 600% em 13 anos. Sabe o quanto você ganharia num CDB, que é justamente o que eu mais indico? No máximo você teria conseguido, o que já é quase um absurdo, coisa de 150%.

Em suma, investimento é também paciência.

Se você quer ficar rico do dia para a noite apenas "trabalhando" com o dinheiro, o que eu lhe digo é o seguinte: Você precisa já ser rico! Porque no mercado financeiro só se ganha muito dinheiro a partir de muito dinheiro investido.

Bom, eu quero falar um pouco sobre o Tesouro Direto. Já ouviu falar?
É simples, é um programa do governo federal que permite a qualquer pessoa a compra de títulos que visam financiar a dívida pública. Pois bem, qualquer pessoa significa o que? Qualquer pessoa que possua vínculo com alguma corretora de valores. Só para constar, hoje em dia a maioria dos bancos possui corretoras e você já é um cliente, basta ativar mais esta opção. A partir da ativação é quase como o mercado de ações, mas com uma diferença básica, você compra e vende apenas para o governo.
O que vale isso? Bom, os investimentos são a partir de 100 reais e existem mais ou menos 6 opções de títulos para comprar. Eles são segmentados pelo risco. Podem ser pré-fixados ou pós-fixados. Ai vão alguns títulos: LTN, NTN-F, NTN-B, NTN-C, LFT, apenas a nível de curiosidade. O que você precisa mesmo saber antes de investir é que no pré-fixado, é óbvio, você contrata por um prazo específico e sabe exatamente o quanto ganhará. E no pós você só verá quando o prazo chegar ao final. Geralmente o segundo vale mais a pena pois a tendência do CDI é de alta. Peraí, o que é mesmo CDI? A sigla é o de menos. É a taxa de referência utilizada para o pagamento desses títulos, ou seja, SELIC, taca de juros básica da economia. Só mais um detalhes a saber, para cada operação incidem taxas e ainda há o custo da corretora.
Bom, em suma, vale a pena? Só se você quiser diversificar ou não tem o montante mínimo para um CDB.
Antes de continuar com a minha justificativa, vai aí um link sobre o assunto:
http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto

E gostaria de deixar registrado que a passagem acima foi uma sugestão da minha grande amiga e madrinha de casamento, Nadya.

Agora, o por que eu prefiro o CDB? Porque é o que rende mais! Não inventem, sobrou 100 reais, investam em Renda Fixa na sua própria conta. Não tem bankline? Apenas de difícil de acreditar, ok, guarde na poupança. Completou 2 mil reais, compre um CDB agora! E não encoste nessa grana por no mínimo 6 meses, o ideal é um ano. Como eu já disse no passado, uma poupança rende no máximo 6% ao ano, Renda Fixa algo em torno de 7,5% e um CDB é em média 11 a 12%, dependendo dos juros. O Brasil é o melhor país do mundo para se investir.

Aliás, um comentário breve, eu sou totalmente contra qualquer comentário que deprecie nosso país! Nós somos a 7ª maior economia do mundo e num cenário de estagnação estamos crescendo a 7% aa. E não sei se foi obra do acaso ou do meu próprio esforço. Mas hoje eu tenho propriedade para dizer que o Brasil é uma maravilha. Se você não acha vá embora! Como diriam os militares, ame-o ou deixe.

Mas, voltando ao assunto, sabe o que eu faço para conseguir poupar? Não gasto com besteiras. E sei, às vezes um bem material nos chama, mas se você for forte para não comprar por impulso, pode ver que não precisava dele, pode guardar o dinheiro e ter o suficiente para não precisar mais desistir de nada!
Você sabia que para estar preparado para um momento de dificuldade, o ideal é que você tenha pelo menos o equivalente a 6 meses dos seus gastos mensais em poupança. Eu disse poupança, não investimentos, mas se estes últimos forem liquidos tudo bem.

Uma quantia segura é ter em torno de 10 mil reais. É meta meu povo, lógico que não é fácil, mas pense comigo, se você tiver vontade de comprar uma LCD nova de 3mil, estará usando apenas 30% da sua margem de segurança e não entrará em dívida.

Por fim, me desculpe, mas faça um teste rápido. Multiplique o valor da parcela do seu carro pelo prazo que você financiou. Não há certo ou errado. Há prioridades e consciência sobre o que de fato você valoriza na vida!

Como eu disse no começo, dinheiro não é brincadeira, e eu sou mesmo um pouco louco pelo assunto.

Abraços!

Obs.: Percebi via facebook que eu preciso dar dicas de banca mais óbvias de vez em quando, portanto aqui vai uma que eu espero que muitos conheçam: Dream Theater, metal com muita presença e ótimo para desestressar, claro que ao meu estilo!