Analisando os números dos resultados dos 5 principais bancos que atuam no Brasil, podemos chegar a uma série de conclusões muito interessantes. Gostaria de compartilhar algumas com vocês. O maior banco do Brasil é o Banco do Brasil. A frase fica estranha mas é isso mesmo, a instituição pública de economia mista é hoje o maior banco da américa latina. No entanto, não é banco que vale mais. Se havaliado o patrimônio liquido apenas, chegamos a conclusão de que o banco mais "rico" é o banco Itaú. Até aí pouca novidade, como anunciado na semana passada, a instituição de cor laranja obteve em 2014 o maior lucro da história de um banco no Brasil.
Outra comparação interessante é com relação aos empréstimos e taxas de juros. O BB (Banco do Brasil) é o banco que mais empresta dinheiro no país, porém, não é o banco que mais lucra com isso. Segundo os dados dos balanços, a maior rentabilidade é do Itaú, seguida pelo Bradesco, enquanto que as maiores taxas de juros são praticadas pelo banco Santander. Ou seja, o Itaú e o Bradesco cobram mais caro, mas o Santander cobra mais ainda. Enquanto que o BB e a Caixa emprestam mais e por menos. A diferença aí é muito simples, a Caixa e o BB possuem muito mais clientes, e como são bancos públicos, foram os mais afetados pela redução dos juros que aconteceu no início de 2014.
As carteiras de crédito para pessoa física são divididas em quatro grandes grupos; crédito consignado, financiamento de automóveis, crédito pessoal e crédito imobiliário. No momento, cada grande banco domina uma dessas carteiras. São eles, BB no consignado, Santander nos automóveis, Itaú no crédito pessoal e Caixa, lógico, no imobiliário. Para não dizer que não falei do Bradesco, o segundo maior lucro de 2014 tem uma participação muito expressiva no financiamento de imóveis à empresas. Liderando esse segmento.
Agora vamos falar sobre risco. Nem tudo são flores no ramo bancário, e é a partir do risco que podemos entender as estratégias das instituições. Por exemplo, o banco que provisionou mais despesas em relação as carteiras de empréstimo foi o Itaú, isso significa que, mesmo lucrando mais, foi o banco que mais teve prejuízo de operações. Seguido do BB, Bradesco, Cef e Santander. Mas analisando pontualmente esses números, verificamos que o Santander tem o maior percentual de risco de crédito. Isso demonstra claramente que o seu método de cálculo de PDD é diferente dos demais. Como que o banco com maior risco provisiona menos? Manobras contábeis.
Para terminar, sem ficar cansativo demais, quero falar sobre captação, receita de serviços e despesas com pessoal. O banco que mais recebe depósitos, depósitos em poupança, conta corrente e investimentos, é o Banco do Brasil, seguido da Caixa, um número fielmente atrelado ao número elevado de clientes que esses bancos tem. Se for só em conta poupança, a famosa poupança da Caixa continua sendo a preferida. Sobre receita de serviços, o banco que mais ganhou foi o Itaú, esse número nos mostra que a manutenção de uma conta no banco laranja é mais cara. Agora um número final, que nos ajuda a entender os grandes lucros de alguns; os bancos que possuem a menor despesa com funcionários são justamente os dois de maior lucro, Itaú e Bradesco lideram o ranking de baixos salários. E quando digo baixos salários, não significa que todo mundo ganhe mal, mas é que a terceirização e manobras trabalhistas fazem com que alguns setores do banco paguem muito mal enquanto outros pagam muito bem.
Só mais um breve desabafo: servidores do Tribunal de Contas do Paraná irão receber, mensalmente, R$ 4,3 mil reais a título de auxílio moradia. A justificativa para receber o benefício é que servidores do Tribunal de Justiça, Ministério Público e Conselho Nacional de Justiça também recebem. Ou seja, ao invés de cortar um valor (que não é baixo) dado a pessoas que não ganham nem um pouco mal, vamos engordar o tamanho das despesas. Esse é o retrato da nossa sociedade. Enquanto o povo briga por 20 centavos, alguns acham que o aluguel de suas coberturas de 500m² devem ser pagas por esse mesmo povo.
No ensaio, a beleza dos encontros de carros antigos. E no vídeo, apenas mais uma boa dose de Rock N' Roll! Obrigado!