quinta-feira, 13 de novembro de 2014

8 Dicas para ficar Rico!

Em primeiro lugar eu queria dizer que essa não é uma postagem 100% original. Eu li essas dicas em um site e resolvi replica-las aqui. Cada uma delas com meus comentários e toque pessoal, é claro! Queria dizer também que eu, particularmente, parei na dica de número 6, talvez por isso não seja rico ainda, mas de qualquer forma não estou insatisfeito. No bem da verdade as 6 primeiras dicas são algo que eu já faço no dia a dia, só foi um jeito diferente de dizer. Mas eu acho que vale muito a pena pensar sobre isso. Então aí vai!


1 - Inverta seu pensamento.
Essa é muito simples, torne a poupança uma conta. Ao invés de pagar as contas, gastar e depois poupar o que sobrar, inverta para pagar as contas, poupar e depois gastar o que sobrar. Não importa o quanto você poupa, o importante é criar o hábito de guardar dinheiro.

2 - Tenha um objetivo definido.
A riqueza não é só ter dinheiro. A riqueza é viajar, ir a bons lugares, ter um carro legal, porque não. Então, para ter riqueza é preciso saber o que se quer. É preciso poupar para alguma coisa. Guardar por guardar sempre acaba em depressão ou gastando a poupança em qualquer coisa.

3 - Adote suas próprias regras.
Vale o for melhor pra você! O meu jeito de poupar e me organizar é minha planilha de controle e minha tática principal é o saldo dividido por semana. Eu separo minha renda em contas, investimento e gastos semanais. São cotas que eu divido para gastar entre segunda e domingo. Se o dinheiro de uma semana acaba eu paro de gastar, mesmo que ainda tenha dinheiro na conta. É um ótimo jeito de fazer durar a grana para todo o mês!

4 - Viva como um secreto rico.
Essa eu não posso dizer que uso porque não me considero rico, mas vamos lá. Ao invés de ostentar, apenas curta o seu conforto. Não saia mostrando tudo que tem ou tudo que é, deixar outras pessoas com inveja não faz bem nem a você e nem aos outros. Um exemplo prático disso são meus carros, quem me vê andando em um carro usadinho não sabe que eu tenho três e que o valor deles daria pra comprar um bom carro zero. Talvez melhor do que daqueles que criticam.


5 - Pense na aposentadoria agora.
Você acha que vai se aposentar com renda para sobreviver com aconteceu com nossos avós? Ledo engano meu colega. Não sei nem se haverá aposentadoria no Brasil daqui a 20 ou 30 anos. Então o mais sábio a fazer é investir numa previdência, agora! Ou então invista na sua saúde para ter como trabalhar para sempre.

6 - Saiba quanto ganha e quanto gasta.
É algo que eu falo quase como um mantra: não importa quanto se ganha, mas sim quanto se gasta. Se você tiver consciência do quanto entra e souber, sem desculpas, o quanto deve poupar, você se obriga a viver com o que sobrou. Mesmo que para isso corte muitas coisas.

E agora mais duas dicas que eu acho que fazem a diferença entre a vida tranquila e a riqueza.

7 - Saia do débito.
Quem estudou um pouco de contabilidade sabe que o nível de endividamento de uma empresa pode ser um fator importante na hora de determinar seu tamanho. Sim, pois a empresa que tem capital e contrai dívida para investir, ainda tem o capital como garantia, no entanto, se ela usar o capital próprio para investir ela pode perde-lo e falir. É mais ou menos dai que vêm a dica número 7. Há alguns tipos de financiamentos que podem valer mais a pena que pagar à vista. Tipo investimento em cursos, educação, etc. Mas lembre-se, só vale se for investimento que dará retorno. Pagar o mínimo do cartão para "economizar" é furada!

8 - Aumente seus ganhos.
Essa é para aqueles que querem mesmo mais. Trabalhe, trabalhe, trabalhe. Arranje uma atividade extra, de noite ou fim de semana, dê seus pulos e ganhe mais e mais para guardar mais e mais. Estude sobre Bolsa de Valores e vá se arriscar no mercado. Desenvolva aplicativos para celular, passeie com os cachorros da vizinhança, lave o carro do seu pai, sei lá. Quer dinheiro? Corra atrás!


E é isso galera, a fonte oficial dessa brincadeira toda é Infomoney / Business Insider / LearnVest / David Blaylock. As dicas foram repassadas tal qual estava nos sites e os comentários são meus mesmo.

Como eu disse no início, a dica 7 e 8 eu não faço, opção minha mesmo. E a dica 5 eu acho que não me enquadro tão bem assim. Mas as 8 são extremamente válidas e acho que usa-las pode ajudar a você, independente de onde quer chegar.


Abraços e espero que tenham gostado também do tradicional ensaio e do vídeo!

terça-feira, 4 de novembro de 2014

E agora, como fica o mundo?

No país do futebol, minha percepção nesse momento é uma só: o Brasil encarou a eleição como uma disputa entre times rivais. Aquele que não ganhou tá xingando até a mãe. A culpa foi do juiz, foi roubado, etc etc. Olha, vou dizer uma coisa, já passei muitas vezes pela situação de escolher o candidato que não ganhou, e nunca tive esse tipo de reação. Mas ok, temos liberdade de expressão pra isso mesmo.


A taxa de juros aumentou, e eu concordo com isso. Mas vamos pensar um pouco. Se temos inflação é porque alguém aumentou esses preços. E se houve um aumento de preços é porque houve demanda por determinados produtos. E se houve demanda é porque alguém tinha dinheiro para compra-los. E se alguém tinha dinheiro para compra-los é porque havia crédito disponível ou emprego para gerar essa renda. E se havia crédito e emprego é porque algo estava... Certo. A aula de economia é grátis.

De novo, não vou ficar aqui defendendo a eleita ou metendo o pau no cara que perdeu. Mas esse fim de semana que passou houve (uns gatos pingados, diga-se de passagem) protestos pedindo até intervenção militar. E eu acabei de ler que um conceituado político da direita disse que os que estavam pedindo o golpe eram integrantes do governo infiltrados. Sim, isso mesmo, integrantes do governo infiltrados. É, só o que eu tenho a dizer é pegou muito mal essas manifestações lobanistas. Parece que escrevi alguma palavra errada né? Mas não foi.


Aquela história da derrota no congresso foi triste também. O decreto era defendendo mais participação popular, votaram contra porque votaram contra, não havia nenhum interesse no bem público. Cuidado meu amigo, talvez você esteja defendendo alguém que irá lhe representar ainda menos. Já que no seu conceito alguém lá de Brasília não te representa. Enganado estas. Pois há muitos deputados e senadores da oposição brigando pelos direitos de todos. Ou seriam pelos benefícios, digo, direitos deles? Aí ficou difícil não acha? Você vota, briga, escancara na rede social o quando você odeia o nordestino. Depois o governador posta que no Paraná todo mundo é bem vindo e você compartilha.

Eu sei, como disse um amigo meu, que no momento de revolta nós não podemos julgar as pessoas, afinal de contas é o calor da derrota do seu time. Esse é o mesmo time que perdeu de 7 a 1 pra Alemanha? Não, pois o sul é meu país. Então na teoria foi o "brasil" que perdeu a copa. Não foi meu povo. Foi o Brasil! Aquele que eu vou continuar me orgulhando, mesmo com todos os problemas. E digo mais, a oportunidade de ir embora está lançada para todos, não só para o Lobão.


Torcer contra, nesse caso específico, é sim dar um tiro no pé. Pois você está torcendo pro avião cair e esqueceu que em desastre aéreo não sobra um pra contar história.

Vamos nos indignar sim, contra as corrupções grandes e pequenas. Vamos manifestar sim, o repúdio ao preconceito e a impunidade. Mas eu vou torcer para que a economia melhore, para que as pessoas tenham emprego, renda, crédito e vontade de comprar coisas. O que infelizmente vai aumentar a demanda e consequentemente a inflação. Num país do tamanho do Brasil, um dos grandes desafios é manter estável essa equação. Independente de quem esteja no comando, é a velha história de recursos limitados para necessidades ilimitadas. E de novo, a aula de economia é grátis.

Vamos ser conscientes, não só na hora de votar, mas também na hora de postar, na hora de compartilhar sua opinião com os amigos, na conversa de bar, no trabalho e no seu lar.

Tenham todos um ótimo dia, independente se você torceu pro Palmeiras ou pro Corinthians.


Só duas pequenas notas, o ensaio da semana é de fotos de eventos comemorativos da Kombi, Fusca e Carros Antigos. E o vídeo é para relaxar com um pouco do bom e velho Rock n' Roll do Bad Company!