segunda-feira, 19 de maio de 2014

Como usar bem um Banco!

A inspiração é algo tão relativo. Havia um tempo em que ela estava presente o tempo todo, então bastava escolher o assunto e digitar. Hoje em dia ela precisa vir no momento em que eu posso escrever, mas de qualquer forma, a gente mantém do jeito que dá. E o assunto de hoje é uma série de dicas sobre como utilizar bem um banco e seus diversos produtos.


Conta corrente, conta salário, conta poupança. Antigamente até houve um tempo em que era tudo diferente, mas hoje em dia é a mesma coisa. Você só lembra que tem quando alguma dá problema. Se você trabalha e recebe em algum banco, você tem uma conta salário; se você tem uma sobra e quer poupar, você pode ativar sua conta poupança a qualquer momento e não há custo nenhum pra isso. E a conta corrente é aquela em que você faz compras no débito e faz os saques quando precisa. A questão é que as três são vinculadas e você nem precisa se preocupar.

Limite de cheque especial. O limite da conta é um empréstimo, por mais que você não ache isso, é sim! É um dinheiro que fica ali aguardando o fim do mês, quando você precisa de um extra, aí ele vai lá e te salva. Mas cobra bem caro por isso. O problema é que tem gente que acha que ganhou um aumento quando o vê na conta, e gasta desde o dia que recebeu o salário, aí a brincadeira é bem mais cara do que parece.

Aumentar o limite do cartão de crédito não significa que você ganha mais! Tem gente que se revolta porque o seu limite de compras no crédito é baixo, mas vamos pensar um pouco, se o limite é baixo tem um motivo não? Banco gosta de emprestar, há menos que ele saiba que não vai receber. Se o seu limite é baixo é porque o banco sabe que você não tem tantas condições de pagar. E lembre-se, pagou uma vez o mínimo do cartão é um convite a entrar numa bola de neve.


Cheque pré-datado não existe! Essa é velha, mas vale a pena relembrar, o cheque é uma ordem de pagamento à vista, foi invenção da nossa criativa economia essa história de "bom para". Se fosse bom não descontava, cheque pode ser depositado a qualquer momento e descontado a qualquer hora, basta estar preenchido na mão de alguém. Portanto, deu um cheque é igual a pagou em dinheiro, não importa o que foi combinado.

Empréstimo é para emergências! Eu juro, eu vi, ninguém me disse, pessoas emprestando dinheiro para deixar a poupança! Sim, pessoas sem muita instrução acham que o banco está lhe dando dinheiro e que isso deve ser aproveitado. Pois bem, a não ser que você já esteja ferrado, o banco sempre irá querer lhe dar dinheiro. Ou seja, se um dia você precisar mesmo, procure as instituições e escolha onde o juro for menor. E isso vale para o limite do cheque especial, nunca o use para "investir" em poupança ou fundos. Um dinheiro que não é seu, não é seu!


Bom, acho que deu para se ter uma ideia, espero que essas dicas simples e objetivas ajudem alguém a pensar mais antes de achar que o banco é bonzinho demais ou que devem temê-lo. Banco é só uma empresa que vende dinheiro, assim como um posto vende combustíveis. Há uma lojinha no posto que vende um monte de coisas. No banco há um monte de produtos extras, mas o lucro vêm mesmo é do dinheiro.

E o vídeo de hoje é uma das poucas reuniões póstumas do Led Zeppelin, a melhor banda de Rock de toda a história!


O ensaio é uma homenagem ao 13º Mestang Meeting, encontro anual de Mustangs. Este ano o evendo celebrou os 50 anos de produção do clássico! E mais fotos para fechar! Abraços e muito obrigado!