A essência do Rápidas é trazer algo do mundo econômico que possa interessar e agregar o dia a dia de quem, normalmente, nem se interessa pelo assunto. O que veremos hoje será um misto de notícias e conceitos.
É como eu digo sempre, a economia está em tudo. Aqui no Brasil existe uma proibição do codigo de trânsito para a utilização de celular ao volante. Nos EUA, alguns estados permitem esta prática, mas agora há uma pressão por parte da Ford para que a lei que proíbe de vez o uso de celulares seja estendida a todo o país. Ok, é uma marca de automóveis de olho na segurança certo? Quase. Seria simples assim, não fosse o fato da Ford ter apresentado junto com a Microsoft um sistema parecido com o utilizado no Stilo Connect, no qual o motorista não precisa do celular para atender as ligações. O sistema liga o telefone ao som do carro via bluetooth. Ou seja, se a proibição valer para o país todo, é mais demanda para o acessório.Você têm problemas para equilibrar suas finanças pessoais? Pois saiba que de nada adiantam os mecanismos mágicos apresentados pelos sites de economia por aí, em sua maioria é a sua própria disciplina e capacidade de definir suas prioridades que determinam se você terá uma saúde financeira boa ou ruim. Já disse isso várias vezes mas não custa repetir, há bens materiais que representam apenas e tão somente a sua imagem. São coisas que você não precisa, por um valor que você não pode gastar e que de nada irão lhe servir de fato! Antes de comprar qualquer coisa, pare e pense se esta é a sua prioridade. Liberte-se dos conceitos, e principalmente dos comentários, impressos pelas pessoas que só estão apostando contigo quem é "melhor".
Muitas vezes precisamos de uma pequena decepção para nos reestruturar e enxergar as nossas prioridades. Falando em prioridades, nós nunca saberemos de fato quais são elas. O que hoje nos parece certo amanhã pode ser o inverso do que gostaríamos. Temos muito hábito de "tratar mal" os conceitos que mais nos ajudam, e se um dia lhes faltar, até mesmo o reconhecer torna-se abstrato. Muitas vezes temos que adminitir estar vivendo num estágio que pode destruir o ser real, o sincero, o verdadeiro. Este estágio se chama Orgulho, um misto de medo e revolta que só se supera quando reconhecemos nossas falhas.
Será que a crise na economia mundial não se explica com um pouco de orgulho? O que vivemos hoje é a segunda onda da crise, iniciada em 2007, explodiu em 2009 e hoje causa estragos em alguns países. Países ricos do hemisfério norte. Países que sempre se sentiram muito fortes e sempre se orgulharam de não precisar muito dos outros, sua principal diversão sempre foi explorar, fingir-se de amigo para extrair suas principais riquezas e davam um "sorriso" e alguns trocados em troca.
Enquanto a Europa preocupasse com recessão, quem pode me explicar que a Audi está lançando uma versão especial de seu superesportivo R8, que custará mais de 1 milhão de reais, e produção limitada a 399 unidades no mundo todo? E quem pode explicar o fato de que três deles estão reservados para o Brasil, sendo um para Curitiba? A crise atinge quem não está preparado para ela. A crise atinge os que por algum motivo foram orgulhosos demais para reconhecer que precisavam de ajuda.Há um conceito muito antigo, muito antigo mesmo, na Economia, que se chama Mão Invisível. Já falei dele no passado mas não custa relembrar. Resumidamente, o indivíduo se preocupa consigo mesmo e faz tudo pensando no seu próprio bem, no seu bem estar. No entanto, ao fazer desta forma ele percebe que uma das formas de estar bem é viver numa sociedade onde outras pessoas estão num mesmo patamar. Pois assim não haverá falta de recursos e não haverá diferenças sobre o que brigar. Toda vez que agimos com o egoísmo bom, agimos em pról de nós e dos outros. E assim a mão invisível cuida para que as peças do quebra-cabeça se encaixem da melhor maneira. Há um famoso episódio da série Friends que ilustra bem isso, ninguém faz nada pelos outros de graça, nem que seja pelo fato de nos sentirmos bem em ajudar.
As ações sociais são assim, nunca faremos nada para prejudicar outras pessoas, mas o nosso pagamento é o bem estar. Muitas vezes não verei a reação nos olhos de que recebe. Mas sei que ela existe, e fico feliz por isso.
A Economia está em tudo. Existe um Orgulho que pode machucar muito. E a Paixão?
Paixão é algo que se sente por pessoas, por animais, por carros, por objetos, por blogs. Paixão também pode machucar, mas trata-se de um sentimento inevitável, só depende da sua percepção em relação ao que a mão invisível faz por você. Porque o acaso não existe!
Alguns textos são mais rápidos que outros, mais economicamente úteis que outros. O Rápidas é assim, fala um pouco de tudo, tenta ajudar, muitos nem vão se ligar.
A dica de música de hoje é Coldplay. E a mensagem que deve ficar é que se você agir com o egoísmo bom você fará bem as pessoas à sua volta.
Abraços e muito obrigado pela paciência. Cada semana a história é diferente!